Luzdosanjos

Tarot

Tarot

 

Breve História do Tarot

 A verdadeira origem do Tarot permanece envolta num mistério.

Alguns autores declaram que os 22 Arcanos Maiores vêm do Antigo Egipto enquanto outros consideram-nos de herança Chinesa ou Indiana. Existem indicações do uso do Tarot na Europa da Idade Média. A França e a Espanha disputam a honra de serem os primeiros países de origem. Há quem pense que as cartas foram introduzidas na Europa pelos Árabes. Existe uma forte crença que liga o Tarot à cabala Hebraica. Durante a Inquisição muitos baralhos foram queimados porque se acreditava pertencerem a uma forma de pecado e de paganismo.

O mais antigo baralho de que se tem conhecimento é o Tarot de Visconti, desenhado por volta de 1441 por Fillipo Visconti, Duque de Milão. Foi-lhe dado o nome de cartas Tarocco ou Tarocchi. Não se conhece a etimologia desta palavra.

Os baralhos mais populares de Tarot são os de Raider Waite, o de Marselha, o de Golden Dawn, entre centenas.

O Tarot resistiu ao tempo e chegou fortalecido ao terceiro milénio. Proporciona à pessoa que olha para ele uma resposta, material ou espiritual, mostrando um caminho - o Tarot é um livro aberto.

Por vezes ouvimos e questionamos se o Tarot serve o lado escuro do ser humano, se é pecado ou se é diabólico. A resposta é que o Tarot é um instrumento de auto-conhecimento. Não é nele que está o mal mas na mente e na intenção de quem o utiliza - o que de resto, se pode aplicar a qualquer objecto.


 

 

 
Le Bateleur ("O Mago") do Tarô de Marselha

O TAROT ESOTÉRICO

O termo tarot esótérico refere-se ao uso das cartas de tarot como parte integrante do ocultismo moderno, juntamente com a astrologia, a alquimia e a cabala.

O tarô esotérico é constituido de 78 arcanos e se encontra dividido em dois grandes grupos:

Arcanos maiores

1) Os Arcanos maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das idéias e possibilidades da vida, a saber:

 Arcanos menores

2) Os Arcanos menores que expressam os resultados e as formas das idéias, contidos no primeiro conjunto, possui 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Ouros, o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas e o Naipe de Paus. Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval (Valete, Cavaleiro, Rainha, Rei).

Naipe de ouros

O naipe de ouros está relacionado ao elemento terra, portanto à vida material, às conquistas financeiras, profissionais e a tudo que, enfim, representa aquilo que pode ser tangível em termos materiais. No naipe de ouros existe a possibilidade de se conseguir conquistar a segurança material com trabalho, disciplina e esforço. O ser humano é ambicioso e a ambição tem relação como o naipe de ouros. Outra característica do naipe de ouros é a dedicação, o esforço, o empenho dedicados aos estudos e ao trabalho.

Naipe de Espadas

O naipe de espadas liga-se ao elemento ar e está relacionado ao poder ambivalente da mente e do pensamento.

Naipe de Copas

No tarô, o naipe de copas é ligado ao elemento água e ao mundo dos sentimentos, sendo o símbolo da taça relacionado ao coração, como receptáculo das nossas emoções.

Naipe de Paus

O naipe de paus corresponde ao elemento fogo que a tudo transforma sem ser alterado. Representado pelo bastão, está ligado ao fazer e à criatividade.

Método

A leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos a serem estudados. Porém, tem-se observado não ser tão simples jogar o tarô, como o imaginário popular o faz crer. Médiuns, escolhidos ou estudiosos devem seguir um longo estudo para uma leitura séria de tarô, cada qual dentro de seu contexto. Num processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia. Por outro lado, existem as técnicas de leitura baseadas numa teoria consistente que, neste caso, serve tanto às leituras quanto à busca por autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual

(FONTE: WIKIPÉDIA)




ONLINE
1





 

Rádio Anjo de Luz 

 




Total de visitas: 41892